quinta-feira, 11 de outubro de 2012

FESTA DA MÃE DE DEUS

6ª Festa da Mãe de Deus no Ano da Fé

 
A arquidiocese de Teresina, há 06 anos, vem realizando a Festa da Mãe de Deus. Foi uma iniciativa que tem o objetivo de preencher uma lacuna. Faltava, a nível arquidiocesano, uma manifestação pública, de maior porte, em homenagem a Nossa Senhora. Já se celebra em Teresina, com grande participação do povo, O Corpo de Deus, Senhor Morto e Caminhada da Fraternidade. A Festa da Mãe de Deus veio, ao mesmo tempo, preencher com celebração o dia da Padroeira do Brasil e oferecer para Teresina uma grande homenagem àquela que intitula a maioria de nossas paróquias e comunidades.
A cada ano um tema é escolhido para motivar a participação de todos na Festa. Neste ano da Festa da Mãe de Deus é apresentado o tema Maria e o ano da Fé e o lema Feliz porque acreditou. A carta do Papa Bento XVI, Porta Fídei, é a fonte inspiradora das reflexões e orações produzidas para nossas paróquias e comunidades. O Santo Padre destaca na Porta Fídei a necessidade de uma Fé como adesão pessoal a Jesus e mostra Jesus como a porta que leva todos e todas ao verdadeiro Deus. Conclui lembrando Maria como modelo de aceitação e vivência da Fé.
A preparação para a Festa da Mãe de Deus é feita com a antecedência suficiente para que, no dia, não haja atropelos e improvisos que possam tirar o seu brilho e a tranquilidade necessária aos seus organizadores. Estes formam equipes de trabalho voluntário nas mais diversificadas tarefas. A Equipe de Infraestrutura cuida da arrumação do local já previamente liberado pela Prefeitura, providencia segurança e organização do trânsito junto às autoridades competentes, monta palanques para a missa e para o encerramento, aciona empresa de energia para os sistemas de som, etc. A Equipe de Liturgia está responsabilizada pela preparação e acompanhamento da Missa de abertura da Festa. Cuida dos paramentos do Bispo, dos vasos sagrados, providencia velas, hóstias, vinho, livros litúrgicos, escolhe os cânticos, repassa as leituras da missa para os leitores por ela escolhidos. A Equipe de Som preocupa-se com a sonorização do ambiente, tanto para a Missa, como para a caminhada e o encerramento. A Equipe de Divulgação, que é o setor de comunicação da arquidiocese, tem a tarefa de divulgar, o mais amplamente possível, o evento. A Equipe do Carro andor prepara o andor para a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, ornamenta-o, organiza e realiza no dia do evento a coroação de Nossa Senhora. A equipe de Finanças tem o objetivo de viabilizar todos os recursos financeiros necessários para cobrir os investimentos feitos. Busca patrocinadores e parceiros, encaminha a confecção, distribuição e venda de camisetas temáticas, coleta de ofertas na Missa da Festa, pagamentos e prestação de contas. E, para este ano, está disponibilizando em parceria com a Sol Nascente Motos uma Honda para sorteio, no final da festa, entre as pessoas que adquirirem a camiseta temática.
Dom Jacinto Brito, novo arcebispo de Teresina, irá participar pela primeira vez da Festa da Mãe de Deus. E Ele tem dito que já espera ansiosamente a data. Com certeza será também para todos os fiéis motivo de grande alegria tê-lo também à frente deste evento de grande demonstração do quanto Nossa Senhora é amada pelo Povo da nossa Arquidiocese.
 
por Pe. Lauro de Deus
Fonte: http://www.arquidiocesedeteresina.org.br/artigo/130/6%c2%aa-Festa-da-Mae-de-Deus-no-Ano-da-Fe/





Nenhum comentário:

Postar um comentário